Delírios de um Ditador

não sei dizer o que é e o que não é, as coisas tomam seu proprio rumo se a induzi-la estarei embriagado em demasia.

14.2.06

Campbell: Transformações

Jesus: (...) "No deserto, Jesus sofreu três tentações".
Tentação Econômica
(1) Primeiro, a tentação econômica, quando o Diabo chega a ele e diz: ?Tu pareces faminto, meu jovem! Por que não transformar estas pedras em pão??, e Jesus responde: Não de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.

Tentação Política
(2) Em seguida a tentação política. Jesus é levado ao topo da montanha, de onde avista as nações do mundo, e o Diabo lhe diz: ?Tudo isto lhe darei, se, prostado, me adorares?, que vem a ser uma lição, ainda não suficientemente conhecida, hoje, sobre quanto custa ser um político bem-sucedido. Jesus recusa.

Enfatuação Espiritual
(3) Finalmente o Diabo diz: ?Pois bem, que tu és tão espiritual, vamos ao topo do tempo de Herodos e atira-te para baixo. Deus te acudirá e tu não ficarás sequer machucado. Isto é conhecido como enfatuação espiritual. Eu sou tão espiritual que estou acima das preocupações da carne e acima deste mundo. Mas Jesus é encarnado, não é? Então ele diz ?Tu não tentarás o Senhor, teu Deus? (...)."

Pg. 149.

Buda: (...) "chega à arvore bo, a arvore da iluminação, onde, igualmente, enfrenta três tentações. A primeira é a tentação da luxúria, a segunda, a do medo e a terceira da submissão à opinião alheia, fazer o que lhe é ordenado?.

Luxúria
(1) Na primeira tentação, o Senhor da Luxúria exibe suas três belas filhas diante do Buda. Seus nomes: Desejo, Satisfação e Arrependimento ? futuro, presente e passado. Mas o Buda, que se havia libertado do apego a toda sensualidade, não se comoveu.

Morte
(2) Então o Senhor da Luxúria se transformou no Senhor da Morte, lançou contra Buda todas as armas de um recinto de monstros. Mas Buda tinha encontrado em si mesmo aquele ponto imóvel, interior, que pertence à eternidade, intocado pelo tempo. Uma vez mais, não se comoveu e as armas atiradas transformaram-se em flores de reverência.

Deveres
(3) Finalmente, o Senhor da Luxúria e da Morte se transformou no Senhor dos Deuses Sociais, e argüiu: ?Meu jovem, você não leu os jornais de manhã? Não sabe o quepara ser feito hoje?? A resposta do Buda foi simplesmente tocar o chão com as pontas dos dedos da sua mão direita. Então a voz da deusa-mãe do universo se fez ouvir, como um trovão rolando no horizonte, dizendo: ?Este aqui, meu filho bem-amado, se doou de tal forma ao mundo que nãomais ninguém aqui a quem dar ordens. Desista dessa insensatez?. Enquanto o elefante, no qual o Sr. Dos Deuses Sociais estava assentado, curva-se em referência ao Buda, toda a corte do Antagonista se dissolveu, como um sonho. Naquela noite, o Buda atingiu a iluminação e permaneceu no mundo. (...)"

Pg. 149 ? análise sobre quadro de Adão e Eva de Ticiano.

(...) "À direita está Eva, que o Tentador sob a forma de uma criança, oferecendo-lhe a maçã, e ela é movida pelo desejo. Adão, porém, do lado oposto, os pés de serpente do tentador ambicioso, e é movido pelo medo. Desejo e medo: eis as duas emoções pelas quais é governada toda a vida na terra. O desejo é a isca, a morte é o arpão".
"Adão e Eva se deixam tocar; o Buda, não. Adão e Eva deram origem à vida e foram estigmatizados por Deus: o Buda ensinou a liberta-se do medo da vida".